Guia de 10 etapas sobre como criar uma estratégia de marketing digital para iniciantes

Marketing digital é marketing online para sites.

Simples, certo?

Acontece que existem pelo menos sete maneiras principais de comercializar um site online.

Esses são os grandes – como otimização de mecanismos de busca (SEO), publicidade digital, marketing de mídia social, a lista continua. E cada categoria representa uma especialidade própria, juntamente com um conjunto exclusivo de habilidades e melhores práticas. Em outras palavras, o que acontece no SEO é muito diferente do que acontece na publicidade digital.

Por esse motivo, não é fácil criar uma estratégia de marketing digital.

Como cada site é diferente, é importante adotar uma abordagem personalizada para criar estratégias de marketing digital.

Neste guia, abordaremos as diferentes áreas do marketing on-line, explicaremos o processo da estratégia de marketing digital e forneceremos um guia de 10 etapas sobre como abordar o básico.

Você precisará de mais do que apenas uma estratégia para ajudá-lo a conquistar o marketing digital. Obtenha gratuitamente o Guia de sobrevivência da agência!

Os 6 pilares do marketing on-line
O mundo do marketing on-line cresceu e hoje há claramente mais de uma maneira de comercializar seu site na internet.

A boa notícia é que, embora essas áreas sejam categorias de marketing separadas, elas podem trabalhar juntas para atingir seus objetivos e expandir seus negócios.

O marketing online pode ser categorizado em 6 disciplinas principais:

Marketing de conteúdo – A criação e publicação de conteúdo útil projetado para atrair, educar e manter seu público-alvo.
Publicidade nativa – também chamada de publicorial, a publicidade nativa é um tipo de propaganda on-line que se assemelha ao conteúdo editorial do site ou publicação que está promovendo.
Publicidade pay-per-click (PPC) – PPC é uma estratégia de marketing que envolve anúncios online. Os anunciantes pagam cada vez que um usuário clica em um de seus anúncios.
Search engine optimization (SEO) – Essa é a prática de melhorar um site para que ele se torne amigável ao mecanismo de pesquisa e traga tráfego orgânico para o site.
Marketing de mídia social – A prática de promover um produto ou serviço em plataformas de mídia social.
E-mail marketing – Uma abordagem de marketing que usa o e-mail como uma maneira de promover e nutrir clientes em potencial e existentes.
Como criar uma estratégia de marketing online em 10 etapas
Agora que você sabe um pouco sobre os diferentes tipos de táticas de marketing on-line, é hora de aprender o básico sobre a criação da estratégia.

Das personas às ferramentas certas, há muitas coisas grandes e pequenas que podem ajudar ou prejudicar o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Aqui está o trabalho básico de que você precisa para garantir que sua estratégia funcione bem, incluindo nossas ferramentas e softwares favoritos.

Etapa 1: criar uma persona do cliente
Anteriormente, os profissionais de marketing digital coletavam informações qualitativas e quantitativas sobre o público-alvo, incluindo idade, sexo, ocupação, interesses e localização. A definição de cliente em potencial foi levada para outro nível recentemente, com as pessoas do comprador assumindo o controle. Agora, as estratégias de marketing mais eficazes estão incompletas sem elas.

Personas do comprador são um termo usado para descrever o cliente ideal que pode ser definido pesquisando e entrando em contato com o grupo-alvo predefinido. Para definir sua própria persona de comprador, você pode usar ferramentas on-line como MakeMyPersona e Persona Creator .

Etapa 2: identifique seus objetivos e ferramentas
Todo profissional de marketing sabe o quão importante é esse estágio. Sem objetivos, a estratégia simplesmente não funcionará, portanto, defini-los é sua principal tarefa. Certifique-se de que os objetivos que você desenvolveu sejam adequados e mensuráveis.

Exemplo de uma meta de marketing fraca:

Aumente as conversões no site no próximo ano e crie duas ofertas promocionais.

O que há de errado com esse objetivo? Certo, não é mensurável! Como alguém pode medir o progresso usando esse objetivo?

Aqui está como deveria ter sido formulado:

Aumente as conversões no site em 20% no primeiro trimestre de 2020 e crie duas ofertas promocionais: relatório de marketing gratuito e um livro de marketing. Tê-los online em fevereiro e março, respectivamente.

Lá, medir o progresso se torna possível agora.

Etapa 3: foco nos blogs
Criar conteúdo de alta qualidade é importante para qualquer estratégia de marketing digital. Os blogs são uma maneira de criar conteúdo de qualidade para um site e expandir sua estratégia de marketing de conteúdo. Esse aspecto essencial da estratégia desempenha algumas funções críticas, incluindo trazer mais tráfego para o seu site, reforçar a presença da mídia social, posicionar-se contra outras empresas e classificar todas as consultas e palavras-chave de busca de cauda longa.

Se você tem um blog atualizado regularmente que os visitantes acham útil, significa que seu site será facilmente encontrado nos mecanismos de pesquisa e poderá ser usado como plataforma para sua campanha de marketing.

Etapa 4: avaliar canais de marketing digital existentes
Analise os ativos e canais digitais que você já está usando, incluindo site, conteúdo de blog, conta de mídia social, propaganda boca a boca, publicidade nativa, Google Adwords, publicidade paga e assim por diante. Pergunte a si mesmo: qual a eficácia deles e como podem ser usados ​​no próximo ano?

Não há problema se o seu futuro processo de estratégia de marketing digital não incorporar todos esses elementos, mas com certeza deve-se usar os que foram mais eficazes no ano anterior. Por exemplo, se uma página de destino criada recentemente tiver sido eficaz na geração de leads, use-a novamente, mas melhore-a o máximo possível. O mesmo se aplica a outros ativos e canais.

Etapa 5: automatizar o marketing
A automação de marketing é enorme e só está melhorando com as novas tecnologias e softwares. As principais plataformas de automação de marketing atuais podem fazer maravilhas para sua estratégia de marketing digital, facilitando a automação de atividades como marketing de conteúdo, email marketing, geração de leads e muito mais. Além disso, é fácil encontrar plataformas de automação de marketing integradas ao CRM de vendas da sua empresa, o que melhora todo o processo de vendas.

Se sua empresa ainda não está de acordo com a automação de marketing, adicione-a à sua estratégia este ano.

Etapa 6: Otimização móvel de unhas
É uma era para dispositivos móveis, e não há desculpa para não melhorar seu site para uma experiência móvel maravilhosa. A otimização móvel inclui a velocidade da página, o design do site e várias outras práticas de otimização de mecanismo de pesquisa para garantir que as pessoas que acessam seu site usando um dispositivo móvel tenham uma boa experiência.

Revise seu design responsivo móvel e modelos de email para garantir que você esteja usando os métodos mais recentes e forneça apenas dados relevantes e mais recentes.

Etapa 7: Facilite o contato dos clientes
Os negócios on-line têm tudo a ver com conectar-se com clientes em potencial; portanto, o tráfego em seu site deve ser alto para garantir resultados positivos. Portanto, sua estratégia de marketing digital deve garantir que seus leads e visitantes não exerçam esforços desnecessários para se conectar a você. O envolvimento com seus clientes é inestimável para os seus negócios.

“Há muito a ser aprendido com seu público on-line. Você receberá feedback honesto sobre campanhas e mensagens, por exemplo. Incorporar a interpretação e a opinião de seus fãs sobre sua marca pode trazer novos conteúdos e fãs leais. ” – Adam Fridman

Para eliminar o esforço desnecessário, verifique se as páginas de destino não solicitam dados irrelevantes. Torne as frases de chamariz claramente visíveis na página de destino e em outras páginas do site.

Etapa 8: use a tecnologia certa
Um esforço de marketing é desperdiçado se uma tecnologia ineficaz ou inadequada for usada. Por exemplo, o email marketing não deve ser feito manualmente, mas por ferramentas como Vendasta que o avançam, fornecendo funções sofisticadas.

Para uma estratégia de marketing digital adequada, você precisará de ferramentas como software de automação de marketing e ferramentas do setor, como o Snapshot Report da Vendasta. Existem ferramentas que podem ajudá-lo durante todas as etapas do processo de marketing digital, incluindo ferramentas que ajudam a identificar seus objetivos em ferramentas que ajudam a rastrear a origem dos visitantes.

Etapa 9: confirme seus diferenciais
Se sua empresa não é diferente de seus concorrentes, você não deve esperar lucros altos. Altere (ou reforce) sua diferença em relação aos outros, conversando com seus clientes e perguntando por que eles selecionaram sua empresa. Toda empresa tem uma proposta de venda exclusiva, um atributo que o diferencia da concorrência. Faça a pesquisa e trabalhe para descobrir o que é isso. Em seguida, corrija os diferenciadores existentes, se necessário. Incorpore esta mensagem às suas campanhas de marketing de conteúdo.

Etapa 10: acompanhe seu processo
Deve ser fornecido monitoramento constante para garantir que a estratégia funcione efetivamente. Isso é feito designando equipes que entregariam essa tarefa. Lembre-se de aprender com os erros e sempre encontre oportunidades de melhoria de como anunciar no facebook

Há muito trabalho envolvido na criação de um processo de estratégia de marketing digital, mas um plano eficaz e bem pensado tornará muito mais fácil.

Na Vendasta, nos especializamos em uma plataforma de ponta a ponta para empresas que vendem produtos e serviços digitais para pequenas e médias empresas. Isso inclui nossos serviços de marketing com etiqueta branca que você pode revender com sua própria marca. Temos o software e as ferramentas juntamente com uma equipe de estrategistas de marketing internos e criadores de conteúdo para ajudá-lo a identificar e criar uma estratégia de marketing digital que produz resultados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s